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Aprenda a usar o marketing de relacionamento para fidelizar seus clientes!

Se o seu objetivo for fidelizar seus clientes, é necessário concentrar esforços em nutrir o seus clientes com bastante informação. 

E o marketing de relacionamento trabalha nessa direção, ao ser um conjunto de práticas com o objetivo de oferecer aos clientes uma experiência memorável, ao construir uma relação diferenciada e duradoura com ele.

 

Práticas assim ainda trazem outras vantagens, como por exemplo, o fato de que elas ajudam a construir a reputação da sua marca e ajudam a atrair novos clientes.

 

Quer saber como aplicar o marketing de relacionamento para fidelizar seus clientes? Confira estas dicas!

 

1- Conheça seu cliente

 

Garantir que seu cliente terá uma experiência memorável, implica em você já identificar qual o perfil do seu cliente, assim como seus gostos e preferências de compra.

 

Não se trata apenas, de ter uma visão generalizada do que seja o perfil do seu cliente. Informações tais como faixa etária, gênero, ocupação e renda auxiliam nessa tarefa, porém, ainda são insuficientes para se identificar o que ele deseja e espera de você.

 

Se você ainda não tem informações suficientes a respeito do seu cliente, resolva isso o quanto antes! Para daí sim, partir para o próximo passo.

 

2- Elabore uma estratégia

 

Construa uma experiência diferenciada e personalizada para os seus clientes, fazendo isto, você estará indo no caminho certo.

 

Logo, é necessário construir uma estratégia eficiente e que garanta que as suas medidas tenham um objetivo claro, que elas intercalem entre si, uma complementando a outra, já que de não adianta implementar, de forma aleatória, várias práticas, se elas não apresentam relação nenhuma entre si.

 

3- Aposte em ações online e offline

 

A internet tem um grande trunfo na maga: o de ser possível desenvolver uma relação mais próxima com seus clientes.

 

Um bom exemplo disso é a rede de fast food americana Wendy’s, que utiliza as redes sociais, em especial o Twitter, para que os clientes possam expor a sua opinião com a “mascote” da marca, a Wendy.

 

Interações como esta, sempre rendem momentos divertidos e que aumentam a procura e o interesse pela  sua empresa. 

 

Todavia, você não deve deixar de lado a tarefa de criar ações offline, no mundo real. Por exemplo, os melhores exemplos estão presentes no segmento hoteleiro.

 

No fim das contas o setor hoteleiro acaba servindo como uma excelente fonte de inspiração, devido ao fato de que esse tipo de negócio gira sempre em função de proporcionar uma experiência que seja memorável aos hóspedes, durante a sua estadia.

 

4- Faça benchmarking

 

O marketing de relacionamento  pode até parecer ser um tanto complicado, em razão dele estar intimamente ligado ao uso da criatividade.

 

Porém, como tudo no mundo dos negócios, você não precisa começar do zero nessa área. Em vez disso, observe como outras empresas atuam, em especial aquelas do seu segmento, e aprenda com ações promovidas por elas.

 

Aí é que entra o benchmarking! Observe a forma como a concorrência constroí um relacionamento com seus clientes e identifique quais as melhores práticas executadas por elas.

 

Dedique-se também a elaborar estratégias que otimizem ainda mais essas práticas. Afinal, você não pode se limitar somente a copiar outras empresas,  se inspire nas ideias delas, pois esse será como ponto de partida para conseguir formular a sua própria estratégia de marketing de relacionamento.

 

5- Implemente um setor de Customer Success

 

Saiba que elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo é apenas metade do caminho.

 

É preciso também ter pessoas focadas em colocar em prática essa estratégia e com um objetivo em mente: encantar os clientes, fidelizá-los, tornando-os promotores da sua marca, e atribuir autoridade para a sua empresa.

 

Pois a equipe responsável por fazer isso é a de Customer Success ou Sucesso do Cliente.

 

Basicamente o papel dessa equipe será monitorar as ações promovidas pelas práticas de marketing de relacionamento, acompanhando indicadores-chaves e sugerindo soluções que resolvam os problemas, assim como melhorias para a execução dos processos internos.

 

6- Não deixe de lado as ações mais tradicionais

 

Você pode até achar que os procedimentos de marketing de relacionamento se resumem ao envio de newsletters via e-mail ou programas de fidelidade, entretanto, essas práticas ainda têm importância e geram resultados.

 

A newsletter tem por objetivo manter o cliente informado sobre o que sua empresa anda fazendo de novo ou interessante. Dessa forma, ela estabelece um diálogo direto com o cliente, que reforça o relacionamento,  a ideia é aproximar mais o cliente da sua marca.

 

Já o programa de fidelidade, concede benefícios assim que o cliente comprar mais vezes, ou seja, cria um estímulo permanente para que ele volte a consumir os produtos do seu negócio.

 

Nesse caso, o mais importante não é ele comprar outra vez, mas sim sua empresa ter uma nova oportunidade para ”fisgar” e encantar esse cliente.

 

Embora essas sejam ações que já se encontram bastante difundidas, o segredo para que elas venha a ser bem sucedidas está em aplicá-las sistematicamente. 

 

7- Invista em gestão de conflitos

 

O marketing de relacionamento não tem o intuito de entrar em cena apenas naqueles momentos em que tudo está indo bem. Na verdade, ele é ainda mais importante nos momentos em que alguma coisa deu errado, quando o cliente encontra-se insatisfeito.

 

Nessas horas, a gestão de conflitos assume as rédeas da situação, visando oferecer uma experiência capaz de resgatar e fidelizar esse cliente.

 

A meta é deixar o cliente mais do que satisfeito: ficará encantado. Uma situação, que poderia se tornar uma lembrança amarga, torna-se uma experiência inesquecível.

 

Para que esse tipo de situação venha a ocorrer na sua empresa, você precisa investir em práticas que sejam eficientes e em ferramentas que realizem a gestão de conflitos. Isso inclui, por exemplo, o uso de uma plataforma específica para resolver conflitos, evitando o Judiciário.

 

Seguindo essas dicas, é possível implementar uma estratégia de marketing de relacionamento em sua empresa, que mantenha seus clientes fidelizados.

 

Tenha em mente que a fidelização traz uma vantagem financeira, pois clientes antigos tendem a comprar mais e custar menos para o negócio no fim do mês. Além disso, eles se tornam promotores da sua marca. o que é fundamental na conquista de novos clientes por meio de referências positivas.

 

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